
A Prefeitura de Manaus , por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta segunda-feira, 23/3, a abertura do 2º Seminário de Educação Especial Inclusiva, no salão superior do Studio 5 Shopping e Conv...
A Prefeitura de Manaus , por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta segunda-feira, 23/3, a abertura do 2º Seminário de Educação Especial Inclusiva, no salão superior do Studio 5 Shopping e Convenções, localizado na avenida Rodrigo Otávio, no Distrito Industrial 1, zona Sul da cidade.
O evento acontece ao longo desta semana, finalizando na sexta-feira, 27/3, em espaço destinado à formação dos profissionais da rede municipal. Com o tema “Práticas Pedagógicas: acessibilidade e estratégias para o desenvolvimento da aprendizagem”, o seminário reúne gestores, pedagogos e professores com o objetivo de fortalecer práticas educacionais inclusivas nas escolas.
Com carga horária de 20 horas, a iniciativa pretende capacitar cerca de 10 mil profissionais da educação básica, abrangendo desde a educação infantil até o ensino fundamental. A ação atende às diretrizes do Decreto nº 12.
686/2025, que assegura o direito à educação inclusiva para estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação, garantindo acesso, permanência e aprendizagem com igualdade de oportunidades. Com foco na formação continuada e no fortalecimento das práticas pedagógicas inclusivas, o secretário municipal de Educação, Júnior Mar, destacou a importância da iniciativa.
“Estamos mobilizando cerca de 10 mil professores neste seminário de educação especial. Já avançamos muito, mas sabemos que ainda há pontos a melhorar.
Por isso, seguimos com humildade, ouvindo os profissionais e fortalecendo ações para garantir uma educação cada vez mais inclusiva na rede municipal”, afirmou. A edição anterior do seminário reuniu cerca de mil profissionais da educação.
De acordo com a gerente de Educação Especial, Amanda Macanoni, esse atendimento foi ampliado, porque é uma necessidade da rede municipal que todos os profissionais estejam preparados para essa nova realidade. “Existe uma demanda muito grande sobre esse tema atualmente.
Nosso objetivo é justamente ampliar o conhecimento dos profissionais, a partir das experiências e práticas, para fortalecer a educação inclusiva nas nossas escolas”, completa Amanda. A programação será realizada nos turnos da manhã e tarde, com palestras, mesas-redondas e atividades formativas.



