Assembleia Legislativa garante presença da imprensa e 30% de público externo nas sessões

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) autoriza, a partir desta terça-feira (11), a presença de profissionais de imprensa na sala de imprensa do Plenário Ruy Araújo e libera parcialmente a galeria do Plenário para presença de público externo durante as Reuniões plenárias do Poder Legislativo, até o limite de 30% (63 vagas) com responsabilidade e adoção do protocolo de prevenção ao coronavírus (Covid-19).

A medida consta no Ato nº 12/2020 da Mesa Diretora assinado por seis parlamentares, número suficiente para que o ato entre em vigor. Assinaram o documento os deputados Delegado Péricles (PSL), Fausto Junior (PRTB), Josué Neto (PRTB), Cabo Maciel (PL), Augusto Ferraz (DEM) e Roberto Cidade (PV).

De acordo com o deputado Josué Neto (PRTB), presidente da Assembleia, o objetivo é resguardar a participação da população a partir do mesmo critério adotado para os templos religiosos, que seguindo o protocolo de segurança da OMS (Organização Mundial da Saúde) estão realizando cultos com responsabilidade e resguardando a vida da população.

“Não há como liberar a imprensa se não liberar a população. Da mesma forma que a própria Assembleia Legislativa aprovou a participação de 30% da capacidade nas igrejas e templos para os cultos, da mesma forma esse índice de 30% foi resguardado e utilizado para a participação da população nas nossas sessões”, disse o presidente da Aleam.

Vagas
O número de 63 vagas disponíveis corresponde a 30% da capacidade total de lotação da galeria que é de 210 pessoas.

Prevenção

Desde março a Assembleia Legislativa vem restringindo o acesso do público externo ao Parlamento para evitar contágio dos servidores. No último dia 22 de julho, o Poder Legislativo, por meio, de um Ato da Mesa Diretora limitou o número de pessoas nas dependências do plenário Ruy Araújo.

Cuidados Essenciais

Segundo informações do Diretor-geral do Parlamento, Wander Motta, medidas serão adotadas para proteger a população que quiser participar das sessões. Será obrigatório o uso de máscaras e profissionais do Centro de Saúde deverão aferir a temperatura corporal dos visitantes na entrada da galeria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *